sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Lição nº 1 - Cateter Central


(clicar no esquema para o ver em tamanho normal)

O cateter central que tenho posto tem três entradas, cada uma delas designada de lúmen. As suas saídas são no final do cateter mas em posições diferentes: a primeira é a do lúmen proximal (branco), a segunda a do mediano (azul) e a última e mais próxima do coração a do distal (amarelo).

O meu cateter entra na veia subclavia direita, no entanto um cateter central pode entrar por outras veias como a jugular. O destino é sempre a veia cava superior que vai dar ao coração de onde o sangue é novamente bombeado para a pequena circulaçao ou circulação pulmonar.

Esta via serve tanto de entrada como de saída. Serve para entrada de quimio, soro, iões e antibióticos intra-venosos. Serve também para tirar análises de sangue. Tudo isto sem seringas. Genial, não é?

Espero não me ter equivocado. Tenho a certeza que se tiver cometido alguma incorrecção que as entidades competentes me caiem em cima. Se assim for, edito o post. Até lá (e mesmo depois), não me responsabilizo por quem queira fazer este procedimento em casa. Mesmo com um esquema todo jeitoso como aquele ali em cima.

11 comentários:

Anónimo disse...

Agora é se fez luz sobre o lúmen!
Tens é de explicar ao pessoal porque é que tens isso á direita quando o resto do Mundo Português, pelo menos, usa isso à esquerda!
Vá, não sejas torcido, explica isso à malta.

MJMF

Anónimo disse...

isso funciona pa alcool? assim poupavamos todos em copos de plastico!

Anónimo disse...

Concordo com a matutuzada!

Isso dava-me um jeitao pro pequeno-almoco. Ligacao directa ao estomago!

Beijo grande vindo de longe

Anónimo disse...

Pedro, espero que tudo te esteja a correr bem e que melhores rapidamente. As melhoras do teu primo Leonardo. Os meus pais e uns amigos mandam também muita força e abraços.

fsantabarbara disse...

Obrigado! LOL
Pelos vistos, o lúmen proximal não é parte nenhuma do corpo.

*Shame on me!*

Um abraço,
Filipe

Anónimo disse...

Muito bem Peter
Depois d"A química da coisa" temos agora a "Dinâmica da coisa".
Aguardamos ansiosamente a sequela da coisa!...
Bjs
Lena

Anónimo disse...

Hummm...

Acho que sem um cheirinho de WD40 isso não se faz...

Anónimo disse...

olá pedro

Anónimo disse...

Olá Pedro
Sou amiga do Eduardo, do Leonardo, dos pais deles e tb tua. Daqui deste meu Algarve te desejo do fundo do coração que tenhas toda a força para conseguires alcançar a medalha de ouro desta grande corrida, que desejo sejas vencedor.
Força Pedro. Boas e rápidas melhoras. Beijinhos LOL

outono disse...

só tu para explicar com infografia e tudo!

aposto que é apenas por falta de tempo (recorrente na tua pessoa) que não te permitiu uma animação em flash :)

bjos e vai-nos mantendo informados. mais do que a informação é o poder percebe-la! mt bom

Anónimo disse...

Muitos ficam brincando com coisas importantes, precisam de maturidade seus ignobios.