sábado, 20 de setembro de 2008

Cama 16a

Dia 23 de Julho fui à Roche gravar uma peça sobre a importância do acompanhamento a doentes com cancro de mama.

Nesse mesmo dia dou entrada no hospital com o Pedro e não o trago de volta para casa. Ao contrário do que, quase, todos pensávamos o prognóstico não era o mais animador, mas continuávamos sem saber o que era.
6 dias depois recebo um telefonema calmo e sereno que me diz “já sabem o que tenho... é leucemia e está tudo bem”.

Demorei algum tempo até perceber e me caírem as lágrimas, que minutos depois mal me deixavam falar. E sim... chorei muito. Tanto que quase não conseguia respirar.
Depois, finalmente respirei fundo e meti-me a caminho de nós. Tinha acabado de descobrir que parte de mim estava doente e não era chorando que a ia curar.

Quando cheguei ao hospital encontrei nos teus olhos a mesma calma e serenidade com que recebi a noticia. E foi nesse preciso momento que soube que não havia outra maneira de vencer a leucemia, senão com amor.
Tinha de acreditar que o melhor nos estava a acontecer e que estavas divinamente protegido. E foi o que fiz.

Depois de meses sem termos tempo diário um para o outro, depois de estarmos sempre cansados, de discutirmos em vez de aproveitarmos o tempo... encontrámos tempo.
E desde esse dia que tenho tempo... todos os dias.
O que realmente me custa é isso. A chapada psicológica que uma doença destas nos dá. Do desperdício de tempo, de beijos, de abraços, de desculpas e de prioridade quando agora vale tudo o que vale.

Todos os dias são importantes naquilo que somos. Todos os dias contam a nossa história e são esses dias que nos tornam diferentes. Mas há aqueles dias em que nos tornamos todos iguais. Porque todos encontrámos o tempo para ver quem já não víamos há muito tempo, para conhecer quem queríamos há muito tempo, para voltar para trás e para olhar para a frente.

O meu obrigada a todos os abraços.

Se estou bem? Estou em paz, porque aprendi a ver situações onde antes haviam problemas. A tirar o bem onde antes só via mal. A receber e dar, ainda mais amor do muito que já havia.

E, embora saiba que está tudo diferente, sei que quando o Pedro sair do hospital vai encontrar um mundo melhor. Com mais amor, mais amizade e com o olhar ainda mais sereno com que entrou.

Porque sei, melhor do que nunca, que somos um. E é por isso que preciso que fiques bom.
Para que todos os dias, o nosso reflexo, seja de dias felizes.



"I Don't have to say it (Aw say it anyway)

'Cause we both know it's true

I wouldn’t have nothing if I didn’t have you"

15 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada Verónica
Porque nos fizeste ver que também nós cá fora precisamos de dar e receber os nossos transplantes de amor, amizade, carinho, atenção e...tanta coisa boa e que muitas vezes só custa um bocadinho de tempo.
Contigo sabemos que o Pedro todos os dias fica um bocadinho mais feliz!...
Um abraço grande para dois
Lena

Anónimo disse...

A vida ensina-nos todos os dias algo de especial...
Encarem sempre todos os momentos menos agradáveis como uma nova oportunidade...
Beijos e abraços
Luis

Anónimo disse...

Sentir todos sentimos, mas ter a coragem para reconhecer que se sente nem todos têm.
Sinceramente, gostei do que li, não por duvidar da capacidade de sentir, mas por ver que também és capaz de exprimir de forma tão… linda.

Um beijo para os dois, sem mais palavras!

Ass: Mano mano

PS: Quem é o “gajo” que está contigo na foto?

Anónimo disse...

sweet =)

coraline disse...

Lindo!
São grandes lições de vida como esta que nos fazem ver o que de facto é importante e vale a pena. Tudo vai ficar bem, melhor, com certeza.
beijinhos

Anónimo disse...

Querida,querida Verónica.Já te sabia mais do que 5*, agora admiro-te, orgulho-me de te conhcer [ainda que mal e só porque as praxes escsianas nos juntaram] e sinto-me tão pequenina ao teu lado...Obrigada por nos fazeres perceber que de facto o nosso tempo é tão mais do que costumamos fazer dele!

joana disse...

E se fechar os olhos parece que estamos as duas sentadas na varanda...

Tu sabes *

(no fundo tenho a voz do Tony Carreira a dizer.. Passo a citar: "Um grande amigo com que componho as músicas que escrevo...")

cof cof

Carina C. disse...

Lindo!

Não vou dizer que as lágrimas caíram a ler este texto porque isso daria uma imagem errada de mim! :P

São situações como esta que nos mudam, que nos fazem crescer e nos tornam mais fortes para superar tudo!!

Não me vou dar ao trabalho de tecer comentários à Verónica, porque acho que não há palavras que descrevam a pessoa espectacular que és!

E sim, tudo vai correr bem, porque nós queremos e mais nada!

Um grande beijinho!*

Anónimo disse...

Pois é, a falta de tempo é relativa... E tanta coisa acaba, se perde e se estraga por uma mera ilusão, a falta de tempo...

Beijinhos aos dois

sérgio rodrigues disse...

palavras sábias (in)felizmente veronica...


beijinhos e abraços :)

muita força

Sílvia disse...

simplesmente maravilhoso e muito sentido!

Parabéns aos dois por terem esse amor tão grande, esse amor que vence qualquer doença!

bjs.

Anónimo disse...

no que aquela menina das trancinhas se tornou...
um beijinho
e um abraço para os dois

c. silva

Anónimo disse...

Verónica adorei ler este texto, emocionei-me com as tuas palavras. Transmites tanto amor e vontade de lutar! Muitos bjinhos,

Karina Vieira
(escs)

Anónimo disse...

olá Pedro!! hoje quase que se está bem na caminha com a chegada do tempo cinzento...bom, para não te dificultar a ligação do neurónio intercalar com os outros, na tentativa de descobrires quem te escreve, aqui vai: é a mãe da Matilde e do Martim, que me obrigaram a prometer que quando te escrevesse te diria que te enviam um xicoração, nesta troca de carinho com alguém a quem já estrujiram a paciência, outras vezes que com eles estiveste. Bom, meu menino, é só para te consolar, hoje que o teu pai é "pequenino", e que não estás lá pelas Laranjeiras, para comer petiscos, que tu gostas, bem sabemos!!!que depois te vingas destas "privaçõeszitas" , o que aliás aplaudiremos!!! Um fortíssimo abraço a um miúdo muito catita...vá, não te babes, não em demasia!! Bjocas, Graça

Anónimo disse...

Parabéns aos dois, pela força e coragem..., apesar de terem atravessado uma batalha dificil, nunca deixaram de lado a boa disposição neste blog. O vosso testemunho no programa da Fátima foi muito importante, como ja disse noutro comentário... um dador conseguiram ganhr.
Abraço e continuem com essa energia e sempre assim positivos. Muitas Felicidades e nunca se esqueçam como casal, sobretudo deste post da Verónica.
Abraço