quarta-feira, 30 de julho de 2008

Mail da Verónica - 30 de Julho

Olá a todos,

Nunca é de mais agradecer a todos a força e o apoio que todos vocês estão a dar ao Pedro e a mim. Obrigada do fundo do coração. :)

Agora as boas noticias. Já sabemos o que ele tem. É leucemia aguda linfoblástica, tipo B. Este tipo de leucemia ataca muito depressa e tem um tratamento muito agressivo. Não vos sei explicar muito bem como funciona porque já me explicaram mas as vezes entra a sem e sai a mil. Só retenho o importante, que passa por uma quimioterapia que deve começar quase de certeza amanhã, que é muito agressiva (de todas a mais agressiva), que ele vai ficar mt mal disposto, vai vomitar, mas é sinal que está a derrubar as células más. (estas são mesmo más, não são menos boas).

Ele sabe de tudo, está forte e cheio de genica. Hoje deram-lhe um saco de plaquetas e ele ficou todo animado, muito mais forte o que permitiu receber muitas visitas. Ao final do dia já estava muito cansado. Temos que ir doseando a emoção para ele não se cansar muito.

Continua sem conseguir jantar e almoçar tudo, só come a sopa e a sobremesa para não vomitar e assim sempre tem reservas de alguma coisa. Fez um TAC à cabeça e está tudo bem. Fez um ecocardiograma e também está tudo bem. Estes exames servem para avaliar a condição física dele. Ainda vai fazer mais para terem a certeza que ele está preparado para receber o tratamento que vai ser violento, mas eficaz :)

Quanto ao transplante de medula ainda não se fala disso, principalmente enquanto o rim não estiver bom e os valores de cálcio controlados. Se for preciso vão tentar um auto-transplante, depois vão aos irmãos e aos familiares, e se ainda precisar... vamos todos ser dadores. Eu já sou há muito tempo, e mesmo que não dê para ele dá para outro Pedro que precise.

Desculpem nem sempre atender ou responder às sms. Ando muito cansada, trabalho de manhã e ao final do dia estou sempre com ele e quando chego a casa quero jantar, mandar o mail e dormir. Ele também não responde as sms e não é por mal, mas ele anda muito ocupado entre tratamentos, visitas e descanso. Ele agradece a todos e espera responder. Mas não há melhor resposta que a saúde e a evolução dele ;)

E pronto, espero não me estar a esquecer de nada importante mas qualquer coisa digo amanhã.

Beijos a todos, abraços e beijos dele, obrigada pela força e pensem positivo!

--
Verónica