segunda-feira, 14 de setembro de 2009

De volta, com um novo destino.

Já não escrevia neste blog deste a morte do André. Não foi um querer esquecer o que passei. Foi antes um respirar fundo para compreender o que se passou.

E hoje era impossível deixar de escrever aqui. Hoje, a minha história foi mais longe. Passou a ser mais conhecida. E assim percebi que esta história ainda tem objectivos a cumprir.

A partir de hoje este blog deixa de contar a história, para poder dar moral à história. O objectivo deste blog passa a ser mudar para felizes os finais de outras histórias.

Hoje este blog toma como sua a causa da doação de medula. Não por mim. Mas pelo André e por todos aqueles que não venceram esta guerra.

A partir de hoje este blog quer mudar o mundo, melhorar o mundo. Um pouco de cada vez. E para isso precisamos de si. Você também quer mudar o mundo?

Torne-se dador de medula.

38 comentários:

Catarina Figueira disse...

Claro que sim Mano Mano! Também quero mudar o mundo e por isso sou dadora de medula desde que tu precisaste. Embora já quisesse ser há muito tempo atrás.
Adorei ver-te na tv e emocionei-me imenso! Foi uma partilha simples mas muito sentida de tudo aquilo que tu viveste sempre com um sorriso nos lábios. :D
Beijoca muito grande da mana mana que te adora.
Cata

Anónimo disse...

Nao te conheco mas vi-te hoje na televisao e fiquei muito sensibilizada com tudo. Sempre tive vontade de ser dadora mas com certeza que agora vou tratar disso na pratica! Obrigada, com certeza que abrist os olhos a mt gente!

Anónimo disse...

Decidi vir a este blog porque te vi hoje na televisão e a tua história sensibilizou-me muito. Apontei logo o nome do site e resolvi cá vir espreitar. Como já referi, a tua "batalha" sensibilizou-me MUITO. Não só pelo modo como enfrentaste aquela fase da tua vida e pelo facto de teres tido sempre tanto positivismo, ajuda e encorajamento por parte dos teus amigos e família, mas também porque tenho um familiar muito próximo a passarpor uma situação muito idêntica e revi-o em alguns dos teus relatos. Todos os dias são únicos e especiais e acho que a coisa mas importante que se abosrve deste tipo de experiências é o acreditar e ter esperança.
Foi sem dúvida uma lição de vida que fez com que umas lágrimazinhas me viessem aos olhos. Lágrimas de alegria claro :)
Espero que aproveites ao máximo tudo o que ainda tens pela frente!

Ana

Liliana disse...

Cheguei até aqui porque também te vi na SIC. Não perdi um segundo do programa... é bom saber que existem vencedores como tu, com vontade de mudar o mundo.

Também sou "cliente" do Santa Maria, mas não tenho boas recordações de todos os serviços por onde passei, como tu (com muita pena minha), mas isso agora não interessa, vim aqui para dar os Parabéns, a ti, á tua namorada, á tua família e aos teus amigos.

Um abraço ainda a todo o pessoal de enfermagem do piso 7, são verdadeiros heróis daquele hospital e que fazem toda a diferença, não esquecendo os meus queridos anjos do hospital de Dia de oncologia, aos quais estou eternamente grata.

BJS

Anónimo disse...

Olá :)
Vi-te hoje no programa da tv,sou uma jovem da tua idade, e fiquei impressionada com a força que tiveste a ultrapassar tudo isto. És um exemplo de força!
Fizeste muito bem em contar a tua historia publicamente, concerteza que serás um exemplo de esperança para muitos :) Tudo de bom para ti e nunca deixes de ser assim, um grande lutador :)

Andreia Silva

erica rodrigues disse...

Olá Pedro!
Não consegui ver o programa ontem, mas hoje a primeira coisa que fiz foi ver os vídeos disponiveis no site da sic.
Agora estou a trabalhar de lágrimas nos olhos, é uma coisa que não se faz... :)
Foi bom rever-te, tão feliz.
Continua a lutar, e se quiseres organizar uma acção de recolha aqui em Leiria, conta comigo!

Um beijinho grande,

Erica

Rossana Marques disse...

Bom dia Pedro,

Tal como grande parte das pessoas que te tem deixado agora comentários, também conheci a tua história através da Sic.
Emocionei-me bastante, não só com a tua, mas também com a história do André.
É impossível não ficar triste e questionar o sentido que a vida por vezes toma.
Mas continua com a força que já demonstraste ter, não percas o sentido que a tua vida agora tomou.
É possível mudar o mundo.
E eu também vou ajudar-te, ainda esta semana.

Anónimo disse...

ontem vi a tua história no programa da fátima hoje vim responder as coisas que dizes eu acho que és um ser muito impressionante cheio de força , tenho um problema fmiliar com uma doença tambem muito grave e so gostava de o puder superar como tu com o maios sorriso na cara , ÉS GRANDE ! admiro-te *-*
Marta

Anónimo disse...

Pois eu mudei vezes sem conta, tentei resistir, tentei não ver, tentei não chorar! porque chorei muito ao ver o teu olhar lindo, o da verónica, que casal taõ lindo!ao ver os teus amigos, enfim, as hormonas de uma mulher que foi mãe à pouco tempo...
Que história tão linda, que motivação tão grande tu tens para mudar um bocadinho o mundo! basta um bocadinho! eu e o meu marido vamos inscrever-se agora, prometemos isso quando estava gravida!
Para que todos juntos possamos mudar um bocadinho GRANDE a vida de alguém!Tudo de bom para voces!!
Sandra

Anónimo disse...

Olá..
Vi-te ontem na TV, e emocionei-me imenso. Tens uma força extraordinaria, e foi essa força que te ajudou a superar tudo. Tens uma familia, namorada e amigos FANTASTICOS! Ajudaram-te sempre e nunca te deixaram nos piores momentos, pessoas assim sao poucas. Muitas felicidades. Beijinho ;)

coquinhas disse...

Pedro,
Certo será que desde ontem, deves ter recebido imensos comentários! Ontem, no programa da Fátima, deste a conhecer ao Mundo o que hoje em dia afecta muita gente. Mostraste a força com que encaraste a doença, e a vontade de viver que tens! Sem dúvida que és um exemplo de garra! Parabéns pela recuperação. E Parabéns pela Mulher Fantástica que tens ao teu lado. Felicidades aos dois. Um beijo Lara

ana lisa disse...

olá pedro!
Assisti ao programa, correu mto bem!Conseguiste transmitir a tua experiência de uma forma positiva e encorajadora para os que ainda lutam. Gostei mto de te ver. É um grande ponto de partida para o teu novo projecto.
bjinhos para ti e para a verónica.

Ps:fica aqui o meu email pois mesmo que vás ao piso 7 vou estar ausente durante algum tempo alisa_jesus@yahoo.com.br.

ana Lisa

Joana Gil disse...

Apenas gostava de te presentear com um beijinho.
A tua passagem de esta semana fez-me reflectir em como sou uma verdadeira sortuda, em TUDO.
Obrigado Pedro, muito obrigado pela tua coragem e por sensibilizares tantos corações.
Um grande beijinho
Joana Gil
Aveiro

angela disse...

vi o programa da fatima na tarde anterior e fiquei admirada. nao só contigo mas também com a tua familia, namorada e amigos. sem dúvida que estas rodeado de gente forte.
e TU, es um exemplo de força e caracter, parabens, és um grande vencedor.
felicidades para a longa caminhada que te espera.

Mauro D. disse...

Ola pedro.. primeiro de tudo parabens pela coragem e falta de medo para enfrentar uma doença como esta.. vi a apresentação do programa, e uma hora antes ja tava a espea que começasse. posso dizer que para mim não foi só um tema, tambem tinha uma leucemia linfoblastica aguda. tenho a mesma idad que tu fiz transplante a 3 meses e pouco... interessante lol.
gostava de falar contigo no messenger para partilhar experiecias. aqui fika o mail.adiciona-me (maw666999@hotmail.com)

Anónimo disse...

olá Pedro.
Bem tambem vi a tua história atravez da sic e emocionei.me bastante com tudo mas principalmente com o André.Pois foi mais um em tantos outros que não sobrevivem. És um rapaz com uma enorme força e tambem com uns GRANDES amigos ao teu lado, não posso deixar de falar da Veronica que tambem foi um apoio essencial nessa fase menos boa da tua vida. És um exemplo de grande coragem e de esperança para as pessoas que ainda lutam contra esta doença que afecta tanta gente. Os meus parabens por teres ultrapassado essa fase com sucesso e felicidades para o longo caminho que te espera.

beijo Catarina

Márcia disse...

Olá Pedro!

Vi a tua história através da sic e foi muito emocionante ver a tua força a tua coragem e o Amor pela vida...

Vou continuar a visitar-te e digo-te uma coisa que costumo dizer muitas vezes.

Desiste da vida apenas quando ela desistir de ti.

Deixo o meu silencio...

Anónimo disse...

Nao sei por onde comessar, até porque partindo do prencipio que nao tenho a minima ideia daquilo que passou, e que muitos outros estao a ultrapassar... Mas depois de o ver na televisao, senti que a sua energia era muito positiva e que o ajudou muito a ultrapassar tudo isso... A sua força e a sua vontade, a sua maneira de ver as coisas.... Espero que tenha sido uma flexa abençoada batida no coraçao de quem esta a passar por tudo que voce passou... uma boa liçao de vida.. tenho 20 anos, e cinceramente nao me imagino a passar por todo esse processo, nao iria aguentar..parabens a sua namorada que esteve consigo sempre e que nunca o abandonou,foi um bom pilar, i uma boa prova em que o amor ei a felicidade sao capazes de vencer tudo..
sim.. eu gostaria muito de mudar o mundo.. e que toda a jente pudesse ajudar quem passa por isso.. infelizmente nem toda a jente pensa nisso.. mas quando menos se espera elas batem a porta..nao, nao estou a desejar mal a ninguem,longe de mim,apenas estou a crer dizer que achava bom que todos ajudassem de uma maneira ou outra.. assim se conseguiriam manter informados...
parabens para si i para todos aqueles que estiveram a seu lado...
nao fique triste pelo Andre... tenho a certeza que ele nao gostaria de o ver assim,nao é? E esteja onde estiver ele esta orgulhoso pelo seu amigo...

PARABENS,pela força de viver que tem

Livre disse...

nem sempre basta querer, têm de se poder e acredita que nem toda a gente pode, mesmo querendo.
há muitos medos, muitas histórias, muitas coisas que as pessoas não sabem ou não compreendem.
talvez deverias explicar o modo como se faz, sítios onde se pode fazer, beneficios, causas, etc ;)
Beijinho livre.

Unknown disse...

Olá Pedro
Chamo-me Karina Silva e tenho 20 anos…
Vi o programa – VIDA NOVA – com a querida Fátima Lopes… a escolha não poderia ter sido melhor para o primeiro programa.
Podia dizer que foste um herói, um lutador, um vencedor e muitos outros adjectivos que realmente denominam o conjunto de etapas por que passas-te por causa da leucemia, mas quero dizer que a vida escolheu-te se calhar para seres uma das raras pessoas que intervêm na sociedade para “mudar o mundo”.
Com este teu degrau da vida que conseguiste subir e ultrapassar novamente para o caminho sem degraus, adquiriste involuntariamente uma outra forma de veres o mundo e por isso a tua necessidade em “mudar o mundo” que deveria ser o lema de todos.
Eu nasci com uma doença rara e sem cura (não degenerativa)denominada osteogenese imperfecta (ando de cadeira de rodas e canadianas) que me faz ver que a vida é muito mais do que a maior parte das pessoas pensam.
A vida é o sorrir, é o vento, é a possibilidade de seremos livres, é o amanhecer e o anoitecer dia após dia, é ajudar-mos os outros em tudo o que nos for possível e muitas vezes impossível, é fazer do impossível possível e nunca baixar os braços nas situações diversas que aparecem a todos durante a caminhada, é sonhar com o futuro vivendo intensamente o presente… a vida é muito mais e muitos não vem isso…
Gostava que passasses no meu blog, http://karinasilvaa.blogspot.com
Lá vais ficar a conhecer-me tanto por palavras como fotografias…

Sabes, gostava muito de poder contactar mais vezes contigo, temos pelo menos um gosto (a nível profissional) em comum, gosto da área audiovisual (espero brevemente ter a possibilidade de conseguir fazer uma licenciatura nesta área).
Não sei se tens Messenger, caso tenhas aqui fica o meu contacto (karina-silvaa@hotmail.com) para que possamos conversar um pouco e quem sabe me possas ajudar no que diz respeito ao audiovisual.
Obrigado
E parabéns pelo blog…

Karina Silva

Anónimo disse...

Pedro, como tantos outros assisti á tua história pela Sic.
Queria-te dar os parabéns por teres superado aquela batalha sempre com aquele sorriso !
Estou a tirar o curso de enfermagem e espero tornar-me tão boa profissional quanto aqueles que te acompanharam.

Ah e parabéns pela namorada que tens :)

Paula Araújo disse...

Olá Pedro. Vi-te na televisão e o teu caso sensibilizou-me muito, pois são pessoas como tu que dão esperança e alento a outras pessoas que estão a passar, já passaram e poderão vir a passar o que tu passaste. Muita força e vai publicando noticias no blog. Um abraço para o Sr. Zé também.

Anónimo disse...

Olá Pedro!

Tive a sorte de poder assistir ao programa Vida Nova e assim ficar conhecer a tua história! Antes de mais, queria dar-te os Parabéns por teres superado a dura batalha :)

Confesso que por vários momentos me arrepiei e chorei...talvez porque esteja mais sensível a estas situações, visto que tenho um familiar próximo a passar também uma dura batalha... E tu és um grande e feliz exemplo! E és a esperança! :)

Parabéns por seres quem és, parabéns por teres ao teu lado a Verónica e toda a tua família e amigos :)

Tudo de bom :) Vou continuar a espreitar o teu blog ;)

Ah...e eu também quero mudar o mundo ;)

Catarina

joana disse...

Eu quero. E estou contigo, com a Verónica e com todos aqueles que se quiserem juntar a nós.

Um beijo grande e marca uma data.

P.S - Acho que deste um prazo muito longo ao designer =D

Anónimo disse...

bem tambem vi-te na Tv e admiro-te pela força que tiveste! só com força e que chegamos lá ;)

Es um grande e feliz exemplo , a tua familia amigos e namorada foram recursos para a tua cura :D um bem haja á eles*

Um beijinho

Mafalda disse...

Olá Pedro!
Fico feliz por teres voltado a escrever no teu blog.
Já não tinha noticías tuas desde que deixaste de escrever.
Eu fui mais uma que chorou que nem uma Madalena quando vos vi na tv.Adorei ver-vos tão bem. A ti, ao Zé e à Verónica.
Continua assim. Tu conseguiste realmente fazer a diferença.
Beijos e abraços
Mafalda, Hematologia

Anónimo disse...

Viva o Pedro e Portugal!!!

Anónimo disse...

Pedro:
Que bom foi estar ligado à TV naquela tarde.
Este documento deveria ser obrigatório passar em todas as escolas de comunicação e de saúde.
Gostaria também de passar o vídeo no meu serviço de saúde e esmiuçá-lo.
Será que me podem arranjar o CD do Programa?
Pedro se me puderes ajudar desde já o meu obrigado. Qual o teu mail?
j alentejano

Rossana Marques disse...

Já fui hj ao Centro de Histocompatibilidade inscrever-me como dadora de medula como te tinha escrito num comentário mais acima e levei o meu namorado que também o fez.
Não custou nada. Não doeu nada. Pelo contrário, fez-me muito bem. Aconselho a toda a gente. Tornar o mundo melhor, mudá-lo, faz mesmo muito bem à alma.
Beijinho

mrosaliajose disse...

OLá Pedrocas
Adorei conhecer-te, demonstras uma coragem e uma furia de viver que é um espetaculo, a Veronica foi para ti um pilar mt importante e toda a corrente de amizade que te rodeou foi fora de serie. Que grande lição de vida!.
Força meu querido, beijinhos para ti.Desejo-te que realizes todos os teus sonhos e que sejas muito feliz e que a vida te proporcione tudo a que tens direito e que mereces.
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá Pedro,não me conheces mas eu fiquei a conhecer-te tal como muitas pessoas,através do programa da Fátima.Quero dizer-te que ouvi a tua lição de vida com bastante emoção.Admiro muito a tua coragem e a tua força,com que lutaste para vencer essa "pedra" que se atravessou no percurso da tua vida. Acho que ès um exemplo de vida para muitas pessoas que se deparam com outras "pedras" que se atravessam nos seus caminhos.Continua com essa força!!!Toda a Felicidade do mundo para ti,namorada,família e amigos,que decerto te deram forças para lutar e continuar a vencer.Desejo-te um futuro risonho.
Beijinhos desta tua nova fã:Cristina

Sandra e Marina disse...

Parabéns por toda a força que tiveste até aqui e por teres força para divulgar às pessoas que sejam dadores de medula :D
São precisas mais pessoas assim :)
Beijinhos

Anónimo disse...

boas...e parabéns pela força que tens para seguir a vida! és um exemplo para aqueles que pensam que por ter algo (doença ou algona vida) que a vida acabou..

Posso pedir um favor? Podes deixar o nome da música que aparece no vídeo que te fizeram?

Cumprimentos e boa sorte!

Papinhas disse...

PARABENS és um grande exemplo de força e coragem!
Não te conheço, vi-te na tv, é impressionante como lidas-te com o problema, eu acho que não seria assim!!!
Continua com essa força neste teu novo patamar da vida e espero que consigas ajudar outros casos com sucesso!

Desejo-te muitas Felicidadese aproveita bem a vida que ela é de ouro!

Manuela Correia disse...

Ola Pedro,
Não te conheço apenas te vi na tv no progrqama da Fatima e fiquei fascinada...hoje tive um tempinho e lembrei-me que tinhas um blog fui procurar para lêr.
És um grande exemplo a seguir, és realmente uma força da natureza, tu e todos os que te acompanharam, principalemente a tua namorada Verónica. Adorei o que vi agora td o que li. Muita sorte e tudo de bom para ti.
Ah, eu estou inscrita no grupo de dadores a ja algum tempo...Na minha zona de risidencia fzeram muitas recolhas e fomos mesmo muitos a inscrever-se tinhamos um visinho a necessitar de dador e alem disso é sempre bom puder ou tentar ajudar alguem.
Beeijinhos e felicidades.

Anónimo disse...

É com grande tristeza e consternação que informo que o Pedro do blog:

http://comumaforca.blogspot.com/

faleceu ontem, pelas 9.30h. Após um ano de luta, o Pedro partiu em paz, a paz que poucas vezes teve em vida.

Anónimo disse...

http://areacuidadospaliativos.blogspot.com/

Anónimo disse...

André tomei agora conhecimento do seu blog que adorei gostaria de lhe fazer 2 convites pois tb sou doente oncologia à 5 anos foi transplantada à 4meses e gostaria de falar mais consigo acho que tem muita cousa que pode ajudar a muita gente inclusive a min ,tomei conhecimente do seu blog pelo flàvio que é meu amigo e se for ao piso 7 e falar da claudia cristovao elas vao lhe dizer muitas coisas daqui da melga que as adora ,mas na utmo cconhecem-me melhor da parte da oncologia eu falo mais com a barbara e com a ana filipa mas elas conhecem-me bem olha gostava que vi-se a minha pàgina no face é publica e chama-se acreditar para vencer e fosse menbro da pàgina do hospital de dia de santa maria eu e a enfermeira cris somos as administradora e là podia partilhar algumas experiencias conosco e aprender tb algumas coisas uteis o que acha?obrigado pela sua atençao